cpf:

senha:

Esqueci a senha

Trabalhos Científicos

49 SEMANA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Normas para a Apresentação de Trabalho

Prepare seu trabalho e venha apresentá-lo na 49ª Semana Acadêmica de Odontologia da UFRGS.

1) Período de inscrições: 00:00 do dia 05/09/2017 até 23:59 do dia 22/09/2017.

2) Modalidades: Pôster Virtual e Tema Livre

3) Das Disposições Gerais:

3.1 Na categoria PÔSTER VIRTUAL, apenas serão aceitos trabalhos de pesquisa;

3.2 Na categoria TEMA LIVRE, serão aceitos: trabalhos de pesquisa, projetos de pesquisa, relatos de casos clínicos, revisão de literatura, relato de experiências em estágio e relato de atividades de extensão;

3.3 Os trabalhos, em ambas categorias, serão apresentados de forma ORAL;

3.4 Cada apresentador poderá apresentar apenas um trabalho em cada categoria, podendo ser co-autor em outros trabalhos;

3.5 Os resumos dos trabalhos serão publicados na Revista da Faculdade de Odontologia da UFRGS na forma de Anais da 49ª SEMAC.

3.6 Os trabalhos selecionados, as datas e horários de apresentação serão divulgados no site e nas redes sociais da 49ª SEMAC até dia 29/09/2017.

4) Do pagamento das Taxa de Apresentação de Trabalhos:

4.1 Apresentadores inscritos no evento – na modalidade passaporte – estarão isentos da Taxa de Apresentação de Trabalhos.

4.2 Aos demais apresentadores fica estabelecida uma taxa de inscrição de 20 (vinte) reais, que deve ser paga diretamente à secretaria no dia da apresentação de trabalhos.

4.3 É de extrema importância que o apresentador contenha consigo o recibo do pagamento da Taxa de Apresentação de Trabalhos, pois o mesmo será solicitado para fins de controle.

5) Das inscrições:

As inscrições deverão ser realizadas através do envio de email para o endereço trabalhos49semac@gmail.com, contendo:

5.1 Nome do autor; Nome dos co-autores (quando houver); Título do Trabalho; e-mail para contato; telefone para contato; resumo, pôster e/ou arquivo de apresentação do tema livre anexados em conformidade com as regras que serão apresentadas abaixo.

Normas para confecção dos resumos:

  1. Título: deve conter, no máximo, 120 caracteres.

  2. Autores: o nome dos autores devem ser separados por vírgula, sem espaçamento entre as iniciais em, no máximo, 120 caracteres. Exemplo: Silva MS*, Ferreira MAC, Nakamura YA.

 ATENÇÃO: O apresentador deve ser identificado como um asterisco após as iniciais do nome conforme exemplo acima.

  1. Resumo: deve ser estruturado, contendo Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões (quando se trata de trabalhos de pesquisa). As palavras OBJTIVO, MÉTODO E RESULTADOS não deverão estar explicitados no resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Projetos de pesquisa NÃO deverão conter o item CONCLUSÕES. O resumo deverá ter, no máximo, 1.350 caracteres (sem contar os espaços).

  2. Devem ser selecionados até 3 (três) descritores.

  3. Utilizar fonte Arial tamanho 11.

 

*Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde – DeCS”, elaborada pela BIREME (disponível em http://decs.bvs.br/) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).

Normas para apresentação do Pôster Virtual

  1. Layout: o layout do pôster é livre, mas sua posição deve ser vertical (tamanho 60x90). Podendo ser utilizado o padrão SIC (Salão de Iniciação Científica).

  2. Envio por email: o apresentador deve enviar seu pôster virtual para o endereço trabalhos49semac@gmail.com, conforme citado anteriormente, em FORMATO JPEG e PDF cujo tamanho não ultrapasse 5MB – atentar para os prazos de inscrição (de 05/09/2017 a 22/09/2017).

  3. Título: deve ser exatamente o mesmo utilizado no Resumo, escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores, deverá conter o nome dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade e do estado.

  4. Nome do apresentador: deverá estar sublinhado e acompanhado de uma foto no canto superior direito.

  5. Corpo do pôster: deverá ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugerimos que as conclusões sejam colocadas sob a forma de itens. Não é obrigatório conter abstract e referências.

  6. O apresentador disporá de 5 (cinco) minutos para a apresentação de seu pôster para a banca examinadora e está terá 5 (cinco) minutos para eventuais perguntas.

  7. Todo o trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles (incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes), deverá ser avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. É obrigatório o preenchimento, no Resumo, do campo destinado ao registro da pesquisa no SISNEP exigido pelo CONEP. O parecer favorável será solicitado pelas Comissões Avaliadoras durante a reunião.

  8. O pôster virtual previamente enviado por e-mail, dentro do prazo, estará disponível para o autor no dia e horário da apresentação.

Avaliação e Premiação do Pôster
Os pôsteres serão avaliados em duas categorias: Graduação e Pós-Graduação. A avaliação dos pôsteres será realizada por uma comissão de pós-graduandos da Faculdade de Odontologia da UFRGS e professores convidados nos dias 03, 04 e 05 de Outubro no período das 12:00 às 14:00 horas.
Serão selecionados um trabalho de cada categoria, em da Graduação e um da Pós-Graduação, a cada dia de apresentação (03/10, 04/10 e 05/10) para REAPRESENTAÇÃO no dia 5 de Outubro às 17 horas para escolha do destaque de cada categoria. Haverá premiação, além do certificado de menção honrosa.
Normas de Apresentação Tema Livre

  1. Os apresentadores deverão estar à disposição da Comissão Julgadora, na sala pré-determinada, 15 (quinze) minutos antes do horário programado. A sala de cada apresentador será divulgada no site da 49ª SEMAC e também nas redes sociais.

  2. O autor disporá de 10 (dez) minutos para apresentação oral de seu trabalho e 5 (cinco) minutos para eventuais perguntas por parte da banca examinadora.

  3. O material disponibilizado para apresentação será um computador com Power Point versão 2003 ou superior, projetor multimídia e tela de projeção. Qualquer necessidade extra deve ser informada através do email trabalhos49semac@gmail.com

Avaliação e Premiação Tema Livre

As apresentações de Tema Livre ocorrerão nos dias 04 e 05 de Outubro, manhãs e tardes. Os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por três avaliadores. Será selecionado apenas 1 (um) Tema-Livre destaque. Este Tema-Livre ganhará certificado de Tema Livre Destaque da 49ª SEMAC e uma premiação.

6) Do dia da apresentação (Pôster e Tema Livre):

6.1 O participante deve apresentar-se à recepção do evento 20 minutos antes da sua apresentação, identificando-se.

6.2 O participante deverá assinar lista de presença que estará disponível com responsável pelos trabalhos científicos, no dia de sua apresentação, na recepção do evento. Neste mesmo momento, os apresentadores que não adquirirem passaporte, deverão apresentar o recibo de pagamento da Taxa de Apresentação.

6.3 Para os participantes que adquirirem passaporte, é obrigatório o uso do crachá durante as apresentações.

6.4 Recomenda-se que o apresentador esteja, pelo menos, 10 minutos antes do horário no seu local de apresentação.

Em caso de dúvidas ou problemas com Pôster/Tema Livre, ficamos à disposição através do email trabalhos49semac@gmail.com

Faculdade de Odontologia da UFRGS - Rua Ramiro Barcelos, 2492 - Porto Alegre, RS